Mapeamento de sensibilidades

  • Mapas estratégicos para ajudar os decisores na definição da estratégia global de resposta, incluindo o estabelecimento de prioridades para a proteção das áreas mais sensíveis a nível nacional ou regional (mobilizados apenas para derrames de petróleo de Nível II e Nível III).
  • Mapas de Sensibilidade e de logística e operações para assistir as equipas de gestão de incidentes e os comandantes no local no desenvolvimento de tácticas de resposta e na gestão das operações de resposta no local.
  • Planos de proteção do sítio e configuração do sítio de trabalho para limpeza do sítio para os líderes das equipas de resposta.

Para elaborar mapas de sensibilidade pertinentes e eficazes e identificar os sítios mais sensíveis que requerem proteção prioritária, OTRA recolhe, analisa, processa e arquiva todas as informações em bases de dados geográficas profissionais, utilizando um sistema de informação geográfica específico (ArcGis, Mapinfo ou outro).

Para apoiar o desenvolvimento de planos de contingência para derrames de hidrocarbonetos, OTRA desenvolve mapas de sensibilidade específicos adaptados às necessidades dos utilizadores para o ambiente offshore, costeiro e onshore.

Porquê confiar à OTRA os projectos de cartografia das sensibilidades?

OTRA desenvolveu o “Mapeamento da sensibilidade para a resposta a derrames de hidrocarbonetos”: o guia de “boas práticas”, que foi publicado pelo Grupo de Trabalho sobre Derrames de Hidrocarbonetos da IPIECA e pelo Grupo Técnico HNS da OPRC da OMI